O que é SD-WAN?

15/07/2023 16:49

Rede de Longa Distância Definida por Software (SD-WAN), é uma tecnologia de rede que simplifica a administração e operação de uma rede de longa distância (WAN) [1].

Uma WAN é uma rede que conecta dispositivos ou outras redes que estão distantes entre si, geralmente em diferentes locais. Geralmente as WANs são utilizadas por empresas para conectar suas sedes a filiais, data centers e serviços na nuvem [1].

A parte de “SD” é a sigla para “Software Defined“, ou “Definido por Software”, em tradução direta. Tradicionalmente, a administração de uma rede era fortemente dependente do hardware e exigia a configuração manual de roteadores e outros dispositivos. Com a SD-WAN, a administração da rede é abstraída do hardware e gerida por um software. Isso permite que a rede seja configurada de maneira otimizada e seu monitoramento seja feito de maneira centralizada e automática [1,2].

Com esse roteamento inteligente, é possível escolher o melhor caminho para o tráfego de dados com base nas condições da rede em tempo real, e a capacidade de utilizar simultaneamente várias conexões de rede, como banda larga, conexões via satélite e 5G [1].

A interseção da SD-WAN e do 5G abre um leque de possibilidades para gerenciar e otimizar redes. À medida que mais dispositivos se tornam capazes de se conectar via 5G, o tráfego de rede está propenso a aumentar substancialmente. Nesse contexto, a SD-WAN pode ser usada para gerenciar eficientemente esse aumento de tráfego de rede, garantindo que as redes não fiquem congestionadas e o desempenho não seja comprometido [1].

A flexibilidade e a gestão centralizada da SD-WAN podem facilitar o gerenciamento de redes 5G. Além disso, a capacidade da SD-WAN de utilizar várias conexões simultaneamente podem permitir que os administradores de rede combinem conexões 5G 3GPP e NON3GPP para maximizar o desempenho e a confiabilidade da rede [1].

Atenção: O texto acima foi extraído do TCC de Lucas Kienen Rota, intitulado Avaliação e validação da interoperabilidade das Redes Non3GPP com as redes 5G fim a fim (UE a UE), disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248729.

[1] ROTA, Lucas Kienen. Avaliação e validação da interoperabilidade das Redes Non3GPP com as redes 5G fim a fim (UE a UE).  2023. 88 f. TCC (Graduação) – Curso de Engenharia de Controle e Automação, Departamento de Engenharia de Controle, Automação e Computação, Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau, Blumenau, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248729. Acesso em: 13 jul. 2023.

[2] SEGEČ, P.; MORAVČIK, M.; URAMOVÁ, J.; PAPÁN, J.; YEREMENKO, O. SD-WAN – architecture, functions and benefits. IEEE Xplore, 2021.

Tags: China MobilecoreedgeIndustria 4.0IoTQoSSDNslicing